sábado, 7 de janeiro de 2012
Ah o Carnaval...
Surgiu na Grécia, depois foi adotado pela igreja católica, mas o formato atual com fantasias e desfiles é produto da sociedade Vitoriana.Sim! O carnaval, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é original do Brasil, mas o Rio de Janeiro tem a maior festa de carnaval do mundo, e o Galo da Madrugada é o maior bloco carnavalesco do mundo, ambos estão no Guinness Book!
Olha aí o bloco do galo da madrugada em Recife
Mas Carnaval é LUCRO ou é PREJUÍZO?
O lucro -> Escolas de samba oferecem muitos empregos para diversos profissionais, viram empresas com os seus orçamentos bilionários. O investimento é quase todo oriundo do poder público, e de empresas privadas. O que a mídia e os simpatizantes pelo carnaval mais defendem como lucro- Além da festa, cheia de felicidade, onde tudo é liberado, onde reina a alegria e blá blá blá- são os altos índices de consumo dos comércios e consequentemente o maior fluxo de dinheiro, algo em torno de 1 bilhão de reais.
Prejuízo -> Matanças, ou quase uma carnificina é o que acontece no transito nesse período festivo, pessoas que perdem seus familiares abruptamente em consequência dos acidentes, na maioria das vezes causado por condutores alcoolizados cheios de 'alegria' e sem nenhuma responsabilidade. Embalados pelo som, pela falsa felicidade de achar que pode tudo. Afinal, é carnaval!
A melhor parte do carnaval, é que rola a maior libertinagem, muito beijo na boca, muito sexo, muita gente bonita, muitas opções, eu diria que isso por si só é totalmente psicodélico, meninos e meninas podem fazer o que quiser sem culpa, sem moralismo, é o momento de ir à caça, se divertir, acabar com o vazio do cotidiano! Essa parte, além de ser a melhor momentaneamente, deve ser a que deixar a pior consequência para a maioria das pessoas, as que "pegam" DST's ! E os índices são muito altos, apesar do governo atuar no incentivo à prevenção... Nesse período também não podemos esquecer do aumento da violência, dos assaltos, das pessoas com overdose, e das que entram em coma alcoólico. Os custos acabam sendo altíssimos na área da saúde, e o governo gasta um valor exorbitante com indenizações das vítimas de trânsito.
A relação custo x benefício realmente é justa? O "lucro" é tão momentâneo que as pessoas saem de casa vazias, e voltam mais vazias ainda. Durante a festa elas só unem os seus vazios, na esperança de acabar com a carência que carregam dentro de si, elas trocam os seus vazios pensando estar fazendo o bem, mas só alimentam ainda mais a falsa sensação de felicidade. O carnaval é tão lúdico...nada é real, a música acaba, a felicidade que nunca existiu vai embora, só fica mesmo os prejuízos, as familias destruídas, e muito dinheiro jogado no lixo!
Vale a pena gastar tanta grana numa festa que dá tanto prejuízo aos cofres públicos, prejuízos físicos e morais? E se investissem todo esse dinheiro em educação, saneamento básico, e saúde?
Verônica indagando!Beeeeijo;*
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Brasil tem entranhado em sua cultura, o lúdico pão e circo, estamos acostumados a sonhar viver a sobre a influencia de Lotus como diria os gregos,sim também acho que falta dinheiro na educação, saúde e diversas outras áreas do país, mas não e justo culpar uma festa que bem ou mal responsável pela movimentação de bilhões de reais em nossa e economia.Vivemos em uma democracia tomada e ditada por pequenos grupos de pessoas,onde se é ditado todos os padrões morais e financeiros, somos manobrados feito massa, nossos comportamento é influenciado, a culpa é de quem quando contraímos dst's? somos imorais por culpa de quem? a banalização sexual e culpa de quem? Detemos o poder de mudar qualquer situação e fazemos? O carnaval vem sobrevivendo a diversas gerações, e sim ele é nosso patrimônio cultural e histórico, se nao fosse porque contaria a historia de um galo? ou diversas outras historias na avenida de sp ou rj, até mesmo na praça de alimentaçao do daverao rsrsrs, o fato é somos o país mais bem relacionado do mundo, não precisamos deixar de fazer uma festa, mais mudar a cabeça de quem participa delas, quem faz mais errado? o governo q incentiva o uso de preservativo ou a ''globelza''? a proposito defendo o CARNAVAL.( foi mal os erros de português)
ResponderExcluirmassa o blog vÊ... de pessoas criticas precisamos.