sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Tomara


Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz
E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...
- Vinicius de Moraes

Curiosidades sobre Idiomas: Estudo revela que falar dois idiomas ajuda no combate à demência e Alzheimer


Pessoas que falam dois idiomas podem demorar mais tempo a contrair a demência, mesmo que não saibam ler ou escrever ambas as línguas. A afirmação está em um estudo publicado nesta quarta-feira na revista americana Neurology, considerado o primeiro a demonstrar que os efeitos protetores do bilinguismo podem se estender às pessoas que são analfabetas.

Os cientistas acompanharam uma população de 648 pessoas na Índia. Todas haviam sido diagnosticadas com algum tipo de demência e tinham 66 anos, em média. Ao analisar os dados, eles descobriram que aqueles que falavam dois idiomas desenvolveram demência cerca de quatro anos e meio mais tarde do que os monoglotas (que falam um único idioma). E esse quadro se manteve independentemente das pessoas conseguirem ler ou não. Catorze por cento dos participantes do estudo eram analfabetos.
 
O início tardio de perda da memória, tanto na demência vascular quanto no mal de Alzheimer, também foi observado independente de fatores como educação, gênero, ocupação ou residência rural ou urbana.
 
"Nosso estudo é o primeiro a reportar uma vantagem de falar dois idiomas nas pessoas que não conseguem ler", afirmou a autora do estudo, Suvarna Alladi, do Instituto Médico Nizam em Hyderabad, Índia. Ela acredita que falar mais de um idioma leve a um melhor desenvolvimento das áreas do cérebro que desempenham funções executivas e tarefas de atenção, o que pode ajudar a proteger o indivíduo do início da demência.

Achei Aqui. Beijos ;*

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Desafio de 2015: Aprender Dois Idiomas ao Mesmo Tempo!



Sim! Eis a minha meta para o próximo ano. Muitas pessoas acreditam que não é possível, mas eu decidi que é sim. Essa é uma das coisas muito íntimas sobre autoconfiança em que só o indivíduo poderá decidir se consegue ou não.

Eu conheci pessoas que aprenderam três idiomas concomitantemente, logo não é um privilégio intelectual, até porque o desenvolvimento cognitivo não é restrito, nós podemos molda-lo conforme o meio em que vivemos e conforme a nossa dedicação, força de vontade e outros fatores socioculturais que influenciam no aprendizado como um todo.

Assim, pretendo postar vídeos de INGLÊS e FRANCÊS conforme eu for aprendendo e espero que ajude alguém a aprender também. Estou com frio na barriga com essa nova ideia, quero muito que seja útil para mais pessoas além de mim.

Por fim, esse post é mais um convite informativo, quem quiser participar será bem-vindo, vou fazer os vídeos com carinho e me esforçar para evoluirmos juntos. Vai ser lindo♥    Beijos:*